Metalvi

(85) 3275.1551| 3275.1258

Boletim Informativo

Cadastrar

Galeria de fotos

Noticias

Vendas de material de construção em julho e agosto estão 4,3% superiores a mesmo período de 2013

 alt 



As vendas do varejo de material de construção no acumulado do quatro bimestre do ano (meses de julho e agosto) apresentam desempenho 4,3% superior ao mesmo período de 2013 e 3% superior ao mesmo período de 2012. Já no acumulado de janeiro a agosto e dos últimos 12 meses, o setor não apresentou crescimento nem queda, registrando desempenho estável. A informação é do estudo mensal realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Instituto Aço Brasil, Anfacer, Afeal e Siamfesp. O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 26 e 29 de agosto e a margem de erro é de 4,3 pontos percentuais.




De acordo com a pesquisa, os resultados do bimestre (julho e agosto) revelam que alguns dos setores apresentaram crescimento com relação ao mesmo período do ano passado: aço (+7,5%), cerâmica (+6,5%), cimento (+6,8%), tinta (+2,7%) e metais (+3%). Telhas e caixas d’água, assim como fechaduras, tiveram desempenho estável no período. Já janelas de alumínio e louças sanitárias registraram queda de -4% e -10%, respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2013.




Com relação ao levantamento do mês de agosto, no entanto, as vendas retraíram 7,5% no mês, com relação a julho.  Na comparação agosto de 2014 sobre agosto de 2013, o desempenho foi estável. “Estávamos bastante otimistas com relação ao desempenho de vendas em agosto, especialmente após registrarmos um crescimento de 22% em julho, mas o setor não reagiu da forma esperada no mês. A procura por produtos de todos os segmentos foi menor que o esperado e entendemos que houve uma antecipação de compras por parte dos consumidores no mês passado, o que justificaria o desempenho tão superior se compararmos os números que temos obtido ao longo de todo o ano. Ainda assim, o desempenho no bimestre julho e agosto é positivo e nós continuamos otimistas em uma reação já no mês de setembro”, declara o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.




De acordo com a pesquisa, a queda aconteceu em lojas de todos os portes e em todas as regiões do país e foi mais sentida no Sul, onde 36% das lojas tiveram vendas menores que julho, seguida pelo Nordeste (34%) e Sudeste (31%). Já a região Centro-Oeste foi a única com desempenho positivo, pois cerca de 38% dos estabelecimentos na região tiveram vendas acima das registradas em julho.




“Todos os segmentos pesquisados apresentaram pequena retração, com a exceção de cimento, que teve variação zero, e metais sanitários que cresceram  2%. Portas e janelas de alumínio foi o segmento com maior queda (-8%), seguido por aço (-6%), telhas e caixas d’'água de fibrocimento (-5%) e louças sanitárias (-4%)”, explica Conz.




Cerca de 63% lojistas ouvidos pelo estudo esperam que o desempenho das vendas melhore em setembro, sendo que os estabelecimentos localizados na região Nordeste são os mais otimistas. "O resultado da pesquisa também indica que cresceu a intenção de fazer novas contratações em todas as regiões, exceto no Sudeste, onde apenas 19% dos lojistas devem fazer novos investimentos nos próximos 12 meses”, explica o presidente da Anamaco.




Segundo a Anamaco, o varejo de material de construção deve crescer 3,5% em 2014 na comparação com o ano passado, quando registrou um aumento de vendas 4,4% superior a 2012 e um faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.

Varejo dá sinais de recuperação

Varejo dá sinais de recuperação

 

As vendas do varejo de material de construção cresceram 22% em julho, com relação a junho. Na comparação julho de 2014 sobre julho de 2013, o desempenho foi 5% superior, segundo dados divulgados pela Anamaco. O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 28 e 31 de julho. “Junho foi o pior mês dos últimos anos para o nosso setor, mas foi só a Copa do Mundo acabar para o mercado começar a reagir. Também houve um incremento de 26% no número de lojas com crescimento nas vendas no mês, índice que é superior ao mesmo período de 2013”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.


Crescimento Geral
De acordo com a pesquisa, o aumento de vendas foi registrado em lojas de todos os portes e em todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, onde 51% dos estabelecimentos registraram crescimento. Em seguida vieram as regiões Sul (46%), Centro-Oeste (42%), Sudeste (33%) e Norte (32%). “Todos os segmentos pesquisados apresentaram aumento de vendas, sendo que os mais significativos foram: revestimentos cerâmicos, que cresceu 18%, telhas e caixas d’'água de fibrocimento, que cresceu 16%, aço, com14%, e portas e janelas de alumínio e cimento, que cresceram 13% cada”, completa Conz.

Expectativa da indústria de materiais de construção cresce em agosto, diz Abramat

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção(Abramat) divulgou na última terça-feira (5) o termômetro mensal que apresenta o desempenho de vendas em curto prazo no mercado interno. O estudo revela que 57% das empresas associadas à Abramat mantiveram a expectativa de vendas regulares em julho, 8% elegeram o período como bom para os negócios, 24% disseram que as vendas foram ruins e 11% consideraram o mês muito ruim.

O termômetro mostra leve otimismo em comparação às expectativas de junho, que indicavam que 35% dos associados esperavam vendas regulares, 11% boas, 32% ruins e 22% muito ruins.

Para agosto, a projeção da indústria está mais otimista: 57% das empresas confiam que as vendas serão regulares e 32% acreditam que serão boas. Apenas 8% das associadas indicaram que o mês poderá ser ruim para os negócios e 3% esperam vendas muito ruins.

Em relação à pretensão de investimento, o estudo indica que em julho 51% das indústrias de materiais de construção pretendiam investir nos próximos 12 meses. Em junho, o índice de pretensão alcançou 42%.


fonte: www.contrucaomercadopini.com.br
« primeira anterior 2 3 4 5 próxima última »
logo rodape

Endereço: Avenida C - 585 - Parque dom Pedro - Itaitinga-CE | CEP: 61.880-000 - Ver Mapa

Horário de Atendimento: Segunda a Quinta das 07:30 às 17:30hs e Sexta das 07:30 as 16:30hs

Telefone: +55 (85) 3275.1551 Fax: +55 (85) 3275.1258

© Imagine Comunicação Digital